As segundas divisões dos principais campeonatos europeus estão, nessa temporada, repleto de times tradicionais ou que vinham de grandes participações na elite nacional nos últimos anos. E a grande maioria deles vem fazendo campanhas louváveis, com grandes chances de acesso ao final delas. Confira abaixo um panorama dessas equipes:
Na Inglaterra, pelo menos quatro tradicionais times estão fortes na luta ao acesso, porém, apenas três sobem. O líder é o Southampton, que a duas temporadas atrás lutava para permanecer na terceira divisão, devido a problemas com donos e apostas, hoje é o grande destaque da Championship. Colado nos Saints, está o West Ham, que após pífia campanha na Premier League da temporada passada, vem se recuperando, com a mesma base que caiu. Os Hammers começaram a segundona de maneira quase impecável, mas alguns tropeços fizeram o time perder a liderança, mesmo assim, é forte candidato a voltar.
Middlesbrough, que já parte para a terceira temporada na segunda, está na briga, mas se não se reforçar, acabará perdendo força no final. Outro que segue na luta, é o Leeds. O time que no começo dos anos 2000 formava um Big Four ao lado de Liverpool, Manchester United e Arsenal, hoje briga para voltar a elite depois de amargar várias temporadas na terceira divisão. Atualmente é o sexto colocado, mas com a força que tem, pode conseguir o acesso.
Na Itália, quem manda na série B é o Torino. O maior rival da Juventus, que lidera a classificação, mas já teve muito mais vantagem do que agora. Isso porque o Verona, que depois de muito tempo amargando decepções, subiu da terceira para a segunda e nessa temporada aproveita o embalo para, quem sabe voltar à elite do futebol italiano. No Toro, destaque para a boa base montada na última temporada, ainda mais com as permanências de Ogbonna e Bianchi. Já no Verona, apesar de não ter nenhum nome de peso, o time confia no bom trabalho do seu técnico, Andrea Mandorlini.
Na Espanha, nenhum gigante disputa a segundona. Apenas alguns times que tiveram certo destaque na primeira divisão na última década, como Celta e Deportivo. Desses, apenas o Depor luta diretamente pelo acesso. Atualmente ocupa a terceira colocação e vê times melhores que ele no torneio, como o líder Hércules. Mesmo assim, o time de La Coruña deixa expectativas boas de voltar à primeira divisão.
Na Alemanha, os times que disputam a 2.Bundesliga, nenhum é tão grande quanto os principais times da primeira divisão. Porém, há times de tradição, como o Fortuna Dusseldorf, que não joga a elite desde 1997. Após a fraca campanha da última temporada, poucos acreditavam nessa ascensão do time grená, mas, desde a quinta rodada, o time embalou e ultrapassou até o Eintracht, que vem logo na sequência, na segunda colocação.
Pra finalizar, um dos times mais tradicionais da França, mas que a quase 20 anos não disputa a primeira divisão francesa. Falo do Stade Reims, que após perambular por míseras divisões do futebol local, após problemas financeiros, vem lutando para voltar a ser grande. A temporada passada não mostrou isso, mas em compensação essa, deixa os fanáticos torcedores esperançosos de que o time possa voltar à elite.
Com o panorama atual, é bem provável que teremos campeonatos com mais tradição e mais história na próxima temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário