O campeonato dinamarquês proporcionou uma das maiores surpresas da atual edição Champions League. O modesto Nordsjaeland, time de apenas nove* anos de fundação que conquistou seu primeiro título na última temporada, após jamais ter chego além da quinta colocação. Mas nessa temporada, talvez por dividir atenções com o maior torneio continental, ocupa apenas a terceira colocação, cinco pontos atrás do líder Kobenhavn à duas rodadas para o final do primeiro dos três turnos.
Os Lions, aliás, querem voltar a ser o melhor time dinamarquês após ter a sequência de três títulos consecutivos atrapalhada pelo Nordsjaelland. Mas além do título, assegurar a vaga direta à fase de grupos é uma das prioridades do clube da capital, já que por mínimos detalhes foi eliminado nos playoffs da atual edição, sendo renegado à disputa da Liga Europa.
Entre os dois últimos campeões está o Aalborg, o time mais velho da liga com 127 anos de história, mas que não vence um título desde 2008. Nos últimos anos, aliás, o time se caracterizou por posições modestas na tabela, sem sequer cogitar alguma vaga em competições europeias, mas que aparenta estar renovado em busca de uma participação vitoriosa no liga local.
Aarhus e Odense se candidatam podem não conseguir disputar o título, mas ao menos por uma vaga na Liga Europa brigarão, com o Nordsjaelland e com os acendentes Randers e Horsens. A grande decepção é o Brondby, dono de 10 títulos nacionais, mas que ocupa apenas a 11ª e penúltima colocação. Claro que o campeonato ainda não está nem na metade, mas já é bom os auri-azuis já irem se preocupando. Na ingrata concorrência estão Silkeborg, lanterna com apenas 7 pontos e o Esbjerg, com 9.
Para entender, o Nordsjaelland surgiu em 2001, após o seu atual dono, Allan K. Pedersen comprar o Farum BK, fundado em 1991, e renomeá-lo para o atual nome.
Confira a classificação, até a 10ª rodada.
1º Kobenhavn - 24 pontos
2º Aalborg - 20 pontos
3º Nordsjaelland - 19 pontos
4º Aarhus - 15 pontos
5º Odense - 15 pontos
6º Horsens - 13 pontos
7º Randers - 13 pontos
8º Midtylland - 12 pontos
9º SonderjyskE - 11 pontos
10º Esbjerg - 9 pontos
11º Brondby - 8 pontos
12º Silkeborg - 7 pontos
Artilheiro: Aron Jóhannsson (Aarhus) - 10 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário