20/09/2012

Tal lá como cá

O Atlético de Madrid dá grande valor para a competição, diferente de muitos outros grandes times

A Champions League é uma competição espetacular e nos derretemos em falar de todo seu charme, sua imponência e seu dinamismo. Em comparação com a Copa Libertadores, nós, sul-americanos perdemos feio com um torneio que só temos algumas peculiaridades como diferencial. Quando se fala de Europa League, todos sabem que a competição é muito inferior à Champions League, mas torna-se referência quando comparamos com a Copa Sulamericana.

Tá, ela pode ser mais bem organizada e tudo mais, mas antes de criticar a Sulamericana devemos ver o que se passa na segunda competição mais importante da Europa. Aqui no Brasil, quando se fala da competição sempre há algum time com alguma desculpa como a de que atrapalha o Brasileirão, ou que pode machucar jogadores, ou que o time prefere focar no campeonato nacional, ou isso, ou aquilo, ou simplesmente para falar que o torneio é uma porcaria e sempre criticamos a Conmebol por isso.

Mas hoje, quando se fala em Europa League, alguns times não querem nem saber dela, tanto que poupam seus principais jogadores nos duelos, em especialmente contra os time de menor expressão. Quando se perde a disputa do playoff eliminatório da Liga dos Campeões, a dor de quem perde e está relegado à disputa da Liga Europa é quase como a dor de um rebaixamento, tamanha a diferença entre ambos torneios.

Os pequenos times normalmente lutam com todas suas forças para aparecer na Europa, mas os grandes menosprezam o torneio, utilizando nele jogadores jovens e/ou pouco aproveitados e pouco se importam como o resultado, torcendo para cair fora o mais rápido possível, mesmo sabendo que o título pode trazer consequência positivas, como no caso do Atlético de Madrid que vê na competição a chance de um título na temporada, já que pensar em conquistar La Liga é algo quase impossível. Com exceção da Internazionale, acho difícil algum time das grandes ligas pensar em título nacional, por isso poderiam dar mais valor na competição.

Antes de criticarmos o torneio sulamericano, ainda mais comparando com os europeus, devemos ver que as vezes eles dão menos importância para o torneio secundário quanto os brasileiros dão para a Sulamericana. 

Nenhum comentário:

Blogger templates