Enquanto alguns times navegam em rios de dinheiros, outros beiram a falência. A crise financeira que afeta a Europa prejudicou muitos times, tanto que na Espanha, Portugal e Grécia alguns times sequer conseguem patrocínios. Para isso, os clubes vão se virando como podem. O Voukefalas, time da cidade de Larissa, que perambula pelas divisões regionais da Grécia, se livrou da falência com dois patrocínios inusitados.
As casas de prostituições locais, regulamentadas no país, Villa Erotica e Soulas House of History mudaram o rumo do time. Por questões morais, a Fifa não permite esse tipo de publicidade estampada nos uniformes, até por que há crianças envolvidas, mas nada que atrapalhassem os planos dos bordéis. Pelo dinheiro, o presidente do clube aceitou até mudar a cor da camisa, para rosa, além de estampar as marcas nas camisas de treino.
E também há vantagens para os jogadores. A presidenta da Soulas até prometeu um "bônus" em caso de vitórias do time. Antes isso do que ser patrocinado por uma funerária, como é o caso do Paleopyrgo, também da Grécia, que tem sua camisa, agora, toda preta com uma cruz branca. Ganhar um bônus no caso não é boa coisa.
Confira abaixo alguns patrocínios curiosos que marcaram época.
Juventude - Videolar / Atlético Madrid - Columbia Pictures: Os dois times já foram patrocinados pelas detentoras de direitos de filmes, assim, estampavam a logomarca dos filmes estreantes nas camisas de brasileiros e espanhois.
Corinthians - Jontex: O Corinthians venceu o Brasileirão sem nenhum risco. Mas isso não foi por causa do patrocínio da marca de preservativos. Apesar do título, rendeu algumas boas piadas para os adversários.
River-PI - Calcinha Preta: O homônimo do gigante argentino apelou para a banda de forró, Calcinha Preta para conseguir uma graninha. Deram sorte que os cantores são torcedores do time piauiense.
Getafe - Burger King: O time de Madrid, para não deixar de mostrar o patrocinador nem mesmo quando o jogador levantasse a camisa, inovou e colocou o patrocínio no lado avesso da camisa.
Vasco - SBT: O vencedor da Taça João Havelange ousou e estampou a logomarca da emissora de Sílvio Santos. Até ai, sem problemas, não fosse o fato das detentoras dos direitos de transmissão ser a Globo.
Athletic Bilbao - Petronor / Barcelona - Qatar Fundation: Não há nada de mais com esses patrocínios, mas só por serem os primeiros da história dos dois times, merecem destaque. Ainda há quem considere o patrocínio barcelonista apenas uma fundação social.
Barcelona - Unicef: Novamente os blaugranas. A parceria entre clube e Unicef foi um patrocínio às avessas, já que o time espanhol pagava para a organização para estampar e difundir as ações solidárias no mundo.
Santos - Paz: Em campanhas parecidas com a do Barcelona, só que sem pagar, os times brasileiros estavam em muitos. Mas o primeiro da lista foi o Santos, que participou de uma campanha do governo do estado.
Inter - Banrisul: Rentável e estável, Inter e o banco do Rio Grande do Sul formam uma dupla impecável, mesmo com o banco patrocinando até mesmo o Grêmio. O curioso foi que a Banrisul aceitou mudar suas cores (azul e branco) só para permanecer no Colorado.
Rayo Vallecano - Rumasa: Aproveitando uma oportunidade única, o time madrilenho estampou o patrocínio do grupo de empresas que tem como símbolo uma abelha, exatamente o mesmo mascote da equipe.
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