11/11/2012

Faltam três rodadas e acabou a graça

Fluminense campeão brasileiro. Pela quarta vez na sua história assegurou o título para alegria da torcida tricolor e com certo merecimento, afinal levanta a taça com três rodadas de antecedência. Tudo muito legal, mas e agora, onde estará a graça do campeonato por pontos corridos?

Na parte de baixo, dois já estão condenados (Atlético-GO e Figueirense), um já está com o corpo na cova, só falta jogar a terra (Palmeiras) e o último (Sport), tem muito a lutar contra Bahia e Lusa. Porém, uma combinação de resultados já pode deixar tudo encaminhado na próxima rodada. Na parte de cima, a única briga deverá ser pela segunda colocação, entre Grêmio e Atlético-MG, que só serve para definir um classificado direto à fase de grupo da Libertadores. O São Paulo, quarto colocado ainda corre um risco muito remoto de perder a colocação que o garante na Libertadores. E tudo isso pode ser definido já na próxima rodada.

A esperada rodada final, recheada de clássicos corre um sério risco de não valer absolutamente nada. Muito diferente do ano passado quando tudo foi definido na última rodada, inclusive o título. 

Quando o Corinthians venceu, os defensores dos pontos corridos logo soltaram a voz e começaram com o "viu como pontos corridos também tem emoção?". Certo, tem emoção, mas sempre há o risco de não ter. E nessas horas é que seriam legal os pontos corridos. Mesmo sem definir o título, as últimas rodadas sempre tem jogos decisivos, seja para entrar no grupo dos classificados ou para melhorar a classificação e ter alguma vantagem na fase final.

E sem esse papo de nem sempre vence o melhor, afinal, o melhor deve fazer valer sua força também em um mata-mata. Por exemplo, esse mesmo Fluminense campeão não é nada de tão melhor quanto Atlético-MG, Grêmio ou Corinthians. Mas o Corinthians ficou impossibilitado de lutar pelo título por estar focado na Libertadores. Caso fosse o mata-mata, teria uma chance do bicampeonato.

Aceite quem quiser, mas agora, o sonhado campeonato terá três semanas insossas, enquanto a Série C pegou fogo com as rodadas de playoffs que definiram os classificados para a segunda divisão.

Nenhum comentário:

Blogger templates