09/11/2012

Romania Liga I (Campeonato Romeno)


O título europeu do Steaua Bucareste, em 1986 deixou em evidência o futebol romeno. A campanha no Mundial de 1994 colocou bons nomes no mapa da bola, como Dimitrescu e Hadji. Porém, desde o boom dos investimentos no futebol, os romenos não conseguiam mais segurar seus bons jogadores. Até mesmo os medianos saiam de uma país que ainda teve seus desenvolvimento atrasado pela queda da União Soviética para centros como Bélgica, Holanda ou Suécia. A seleção não participa de uma Copa do Mundo desde 1998 e as previsões não são das mais otimistas. Apesar de começar a organizar o futebol, ainda vai demorar um tempo para que algum time romeno volte a brilhar no cenário europeu.

Se no primeiro escalão o sonho parece inalcançável, a campanha do Steaua na Liga Europa vem proporcionando boas expectativas nos torcedores. Líder isolado de uma grupo E, com dez pontos, conco a mais que o segundo colocado, bastando apenas um empate para avançar à próxima fase...E a campanha europeia só repleto o ótimo trabalho feito em âmbito doméstico. Campeão em 23 edições, mas que não vence desde 2006, enfim está prestes a voltar ao sucesso e já encaminha o título para a temporada 2012-13. Em 14 jogos, onze vitórias. Com 35 pontos, já conseguiu abrir oito pontos de vantagem para a surpresa Astra Ploiesti, time sem nenhuma expressão no cenário romeno e que chegou à elite em 2010.

Os black devils sonham com uma inédita disputa europeia, mas para conseguir se manter no topo da tabela, precisará se esforçar muito, afinal vê de perto a chegada da outra surpresa, o Pandurii Targu Jiu, com os mesmos 27 pontos e do sempre perigoso Vaslui, dois pontos a menos. Apenas dois desses três conseguirão vaga na Liga Europa. 

Um pouco a baixo, na sexta colocação com 22 pontos está o Cluj. Os ferroviários fazem boa campanha na Champions League, mas a derrota ante o Galatasaray na última rodada, dificultou o sonho de avançar aos playoffs. A prioridade no campeonato internacional é clara, fazendo com que o atual campeão romeno tenha tropeços inesperados na Liga. 

Se o Steaua vai bem, seus dois grandes rivais andam mal. O Rapid, menos tradicional é o nono colocado e o Dínamo, eterno rival e segundo maior vencedor do país, o sétimo. Mas, a grande decepção é o Otelul Galati, time campeão na temporada retrasada e que chegou pela primeira vez na Champions League, mas amargou seis derrotas num grupo que tinha Manchester United e Benfica. Hoje é o 15º colocado, primeiro time na zona de rebaixamento. Apesar da diferença para sair ser de apenas um ponto, é necessário cautela para não terminar como o Unirea Urziceni, rebaixado na temporada do título do Otelul, exatamente dois anos após ter vencido a competição.

Confira a classificação até a 14º rodada:

1º Steaua Bucareste - 35 pontos
2º Astra Ploiesti - 27 pontos
3º Pandurii Targu Jiu - 27 pontos
4º Vaslui - 25 pontos
5º Petrolul Ploiesti - 23 pontos
6º Cluj - 22 pontos
7º Dínamo Bucareste - 22 pontos
8º Concordia Chiajna - 20 pontos
9º Rapid Bucareste - 19 pontos
10º Brasov - 19 pontos
11º Vitorul Constanta - 18 pontos
12º Gaz Metan Medias - 16 pontos
13º Ceahlaul Piatra Neamt - 15 pontos
14º Universitatea Cluj-Napoca - 15 pontos
15º Otelul Galati - 14 pontos
16º CSMS Iasi - 11pontos
17º Gloria Bistrita - 10 pontos
18º Turnu Severin - 8 pontos

Artilheiro: Raul Rusescu (Steaua) - 14 gols

Nenhum comentário:

Blogger templates