24/01/2013

Superbowl do futebol brasileiro

Everaldo Marques, narrador dos canais ESPN, descreve o Superbowl como um grande sucesso por ser o jogo que decide o campeão nacional, diferente dos outros campeonatos americanos que são disputas em sete jogos ou dos tradicionais campeonatos de futebol, que ocorrem no formato de pontos corridos. Nem mesmo os antigos mata-matas que eram disputados o campeonato brasileiro de anos atrás poderia se assemelhar ao Superbowl, pois eram ao menos dois jogos da final.

Eu sempre fui favorável a uma disputa desse tipo, afinal ainda acho o mata-mata mais empolgante que os postos corridos. Porém, também sei que organizar algo desse tipo como o Superbowl com o futebol e no Brasil é algo muito difícil. Mas será que não valeria a pena fazer algo do tipo?

Pensem, o jogo que encerraria a temporada, disputado entre o campeão brasileiro contra o campeão da Copa do Brasil, valendo o título simbólico de "melhor time do Brasil". Claro que ainda não chegaria nem aos pés da final do futebol americano, mas seria uma maneira de atrair a atenção de estrangeiros, com o jogo até podendo ser vendido para algum outro país, como China, Estados Unidos ou Japão. Se não, defina-se um estádio, desses tantos que vão ficar as moscas após a Copa do Mundo para realizar o confronto. Imaginem se um duelo entre Palmeiras e Fluminense (atuais campeões nacionais) não lotaria a Arena de Natal.

Vemos tantas ideias pífias sendo aprovadas por aí que não custa tentar.

Nenhum comentário:

Blogger templates