25/01/2013

II Liga (Segunda divisão portuguesa)

Há pouco tempo você viu como anda a situação do Rangers, que amargura a quarta divisão da Escócia. Assim como ele, outros times viveram o mesmo mal das más administrações e hoje penam nas divisões menores de seus países. Embora muitos não sejam tão tradicionais como o clube azul de Glasgow, tem sua história vencedora, como por exemplo o Belenenses.

Considerado o grande time de Portugal antes da criação da liga portugesa (1933), juntamente com o profissionalismo do futebol português, foi também o primeiro time a interromper a sequência de títulos dos gigantes portugueses (Benfica, Sporting e Porto), em 1945-46. Acostumou-se com a elite, tanto que foi o último time, com excessão dos grandes, que foi rebaixado, na temporada 1982-83. Mesmo antes do escândalo de corrupção do futebol português, que culminou com o rebaixamento do Boavista e penalizações à alguns clubes, inclusive o próprio Belenenses, fez grandes campanhas, como por exemplo a quinta colocação na temporada 2006-07.

Porém, as dívidas o condenaram a fatídica segunda divisão portuguesa. No primeiro ano, flertou com a queda para as ligas regionais, onde hoje se encontra o Boavista e no segundo, fez apenas uma campanhas segura com poucas chances de acesso. Em seu terceiro ano seguido na segunda divisão, aprece enfim ter reencontrado o caminho de volta a elite. Líder da II Liga com ampla vantagem para o segundo colocado, o Sporting B, já começa a planejar a festa do retorno, mesmo faltando 18 rodadas. 

Sabendo que o Sporting B não pode conseguir o acesso, o primeiro rival na briga pelo acesso é o Arouca, com 12 pontos a menos. Belenenses e Arouca seriam os classificados à elite, mas Desportivo Aves e Santa Clara ainda sonham com a vaga. Com o provável acesso, o Belenenses já precisa pensar sua vida na elite, uma vez que boa parte das equipes, até mesmo o Sporting, estão com dificuldades financeiras.

Difícil achar alguma decepção na segunda divisão portuguesa, já que é recheada de equipes "B", porém ouso apontar o Leixões, time que a pouco disputou a elite. Na parte de baixo, Trofense e Freamunde, são os dois clubes que seriam rebaixados se a competição acabasse hoje.

Confira a classificação até a 24ª rodada:

1º Belenenses - 54 pontos
2º Sporting B - 44 pontos
3º Arouca - 42 pontos
4ª Desportivo Aves - 39 pontos
5º Santa Clara - 36 pontos
6º Benfica B - 35 pontos
7º U. Madeira - 35 pontos
8º Tondela - 35 pontos
9º Leixões - 34 pontos
10º Oliveirense - 34 pontos
11º Porto B - 34 pontos
12º Penafiel - 33 pontos
13º Portimonense - 33 pontos
14º Feirense - 30 pontos
15º Naval - 30 pontos
16º Atlético - 29 pontos
17º SC Covilhã - 23 pontos
18º Marítimo B - 23 pontos
19º Braga B - 22 pontos
20º Vitória de Guimarães B - 22 pontos
21º Freamunde - 19 pontos
22º Trofense - 19 pontos

Artilheiros: Joeano (Arouca) e Rabiola (Desp. Aves) - 13 gols

Nenhum comentário:

Blogger templates