Mexeram as bolinhas
Quando são sorteados os grupos de uma competição sempre há aquela tensão no ar. Os times grandes esperam não se confrontar enquanto os pequenos torcem para que o destino lhes reserve um grupo acessível. Mas sabemos que quase nunca é assim. O grupo da morte é tradicional (azar de quem está nele) enquanto o grupo mais fraco pode proporcionar aquela sensação de que qualquer um pode avançar. Nessa quinta-feira foram definidos os oito grupos da mais importante competição europeia. Representantes dos 32 times ficaram aflitos por quase uma hora a espera dos duelos que terão nos próximos quatro meses e que poderão definir o rumo da temporada.
Abaixo, além de conferir cada grupo, farei uma breve análise da cada um, mostrando as chances de cada time e claro, deixando meus pitacos. Se não qualificar bem seu time, caro leitor, não se preocupe, afinal, os meus palpites quase sempre são furados.
Grupo A: Porto, Dínamo Kiev, PSG e Dínamo Zagreb.
Na teoria o mais fraco grupo do torneio. Melhor para o PSG que escapou de cair no grupo da morte e tem amplas chances de classificação até com certa facilidade. Os portugueses vem logo atrás mas tal como na última temporada não podem vacilar e ter que se contentar com a Liga Europa. Se em 2011-12 o algoz foi o APOEL, dessa vez é o Dínamo Kiev que quer estragar o bacalhau e para isso abriram os cofres e trouxeram jogadores que podem fazer a diferença, como Miguel Veloso, Nico Kranjcar e Taiwo, que provaram o valor dos ucranianos na fase preliminar. Se um Dínamo pode surpreender, o outro, o de Zagreb não deve assustar ninguém e ser o figurante do grupo. Nem a Liga Europa deve sobrar para os croatas.
Palpites: 1º PSG; 2º Dínamo Kiev; 3º Porto; 4º Dínamo Zagreb
Grupo B: Arsenal, Schalke, Olympiakos e Montpellier.
Esse é daqueles grupos que está em aberto. Se der a lógica, Arsenal e Schalke são os melhores times, mas precisam comprovar tal feito. Os ingleses começam a temporada mal e a cada ano perde um ou dois dos melhores jogadores. Já o Schalke é um time que pode fazer de tudo, desde liderar facilmente o grupo como também se complicar. Mas vendo o que o time apresentou na última temporada, somado aos reforços que chegaram, tem tudo para avançar. O Olympiakos é sempre uma incógnita. O time não é bom, mas assim como em 2011-12 pode complicar para alguns times e se classificar. Já o Montpellier já está contente só de estar no "bolo". Venceu a Ligue 1 de maneira surpreendente mas perdeu Giroud, seu grande artilheiro e ainda pode perder mais jogadores até o fim da janela de transferências. Assim, se ficar com a Liga Europa, sai no lucro, mas também pode complicar a vida de quem quer a vaga.
Palpites: 1º Schalke; 2º Arsenal; 3º Olympiakos; 4º Montpellier.
Grupo C: Milan, Zenit, Anderlecht e Málaga.
Para a sorte do Milan, se livrou de alguma pedreira na primeira fase. O time que está se reconstruindo após as saídas de Ibra e Thiago Silva, tem pela frente times sem tradição e a chance de não dar vexame na primeira fase. O único que deve engrossar o caldo e até roubar a primeira colocação é o Zenit. Bem montado por Spalletti o time conta com bons jogadores, muitos dele bem experientes e que podem fazer a diferença. Correndo por fora vem o Anderlecht e o Málaga. Enquanto os espanhois que eram ricos e estão pobres podiam assustar mas hoje são meros coadjuvantes, os belgas podem dar certo trabalho mesmo se classificando a duras penas no playoff.
Palpites: 1º Zenit; 2º Milan; 3º Anderlecht; 4º Málaga.
Grupo D: Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund.
Ta aí, o grupo da morte. Em tese mais fácil para espanhois e ingleses, mas o Borussia Dortmund corre por fora e pode dar trabalho, principalmente para o Manchester City que se complicou em um grupo difícil na última temporada. Por outro lado é uma prova de fogo para os citizens que agora chegam com o peso de um título na bagagem. Não passar da primeira fase seria um vexame pelo dinheiro investido. Já o Ajax, mesmo com toda sua tradição se deu mal de novo e dessa vez até a Liga Europa fica complicada.
Palpites: 1º Real Madrid; 2º Manchester City; 3º Borussia Dortmund; 4º Ajax.
Grupo E: Chelsea, Shakhtar Donetsk, Juventus e Nordsjaelland.
Os campeões europeus não terão muita complicação, afinal só tem a Juventus como um sério candidato e ainda assim não assusta tanto quanto há alguns anos. Mesmo assim os italianos vem forte na busca de recuperar o espaço europeu perdido. O Shakthar corre por fora mas espera poder atrapalhar um dos dois gigantes e cavar um lugar na fase final. Os dinamarqueses de nome complicado já foram surpresa por vencer o campeonato local então ficarão felizes de receber e visitar grandes times, sendo uma boa experiência para o time que é bem montado mas é claramente o mais fraco do grupo.
Palpites: 1º Chelsea; 2º Juventus; 3º Shakhtar Donetsk; 4º Nordsjaelland.
Grupo F: Bayern, Valencia, Lille e BATE.
Um grupo que não tem um favorito e com exceção do BATE todos podem brigar pela primeira colocação. O Bayern, atual vice campeão é o franco favorito mas Valencia e Lille tem bons times e podem fazer frente aos bávaros. O duelo entre ambos, aliás, deve definir a classificação de um e a eliminação de outro. O Valencia se acertou com o time que tem e é um forte candidato. Já o Lille vem mais enfraquecido com a saída de Hazard, mas se reforçou bem e pode avançar. Já o BATE...vai apanhar.
Palpites: 1º Bayern; 2º Valencia; 3º Lille; 4º BATE.
Grupo G: Barcelona, Benfica, Spartak Moscou e Celtic.
Um grupo interessante, que reúne time tradicionais no cenário europeu, mas com exceção do Barcelona, todos os outros três estão na luta pela vaga. Os catalães são favoritíssimos e não devem ter trabalho. Por outro lado, Benfica, Spartak e Celtic tem times relativamente iguais, porém, pode se ver os moscovitas um pouco a frente dos benfiquistas pelo bom time que possuem, reforçados por Rômulo, ex-Vasco. O Celtic, mesmo com toda tradição escocesa, não é o mesmo de anos atrás e tem o mais fraco time dos quatro, mas nunca pode se descartá-lo.
Palpites: 1º Barcelona; 2º Spartak Moscou; 3º Benfica; 4º Celtic.
Grupo H: Manchester United, Braga, Galatasaray e Cluj.
Novamente os red devils caíram em um grupo tranquilo, mas é preciso foco para não ficarem fora como na última temporada. Jogando o que sabem são franco favoritos à primeira colocação, ainda mais após a chegada de Van Persie. Na luta por outra vaga, Braga quer enfim despontar na Champions League, depois de se destacar em várias edições de Liga Europa, mas tem a concorrência fortíssima do Galatasaray que monta um time capaz de avançar com certa tranquilidade. O Cluj é ao lado de BATE e Dínamo Zagreb um dos piores times dessa edição e alguns pontinhos já devem satisfazer os romenos.
Palpites: 1º Manchester United; 2º Galatasaray; 3º Braga; 4º Cluj.
Nenhum comentário:
Postar um comentário