21/08/2012

Um retorno ao passado


Nem só de grandes clássicos vive uma Champions League. O fabuloso torneio sempre tem lá suas peripécias com jogos entre times que não esperamos nada, mas também proporciona-nos relembrar duelos históricos. O jogo entre Borussia Mönchegladbach e Dínamo Kiev reeditava a semifinal da Copa dos Campeões de 1976-77. Naquele tempo, ambos os times eram potências na Europa. O time alemão era supremo na Bundesliga, vencendo todos seus cinco título na década de 1970 e o Dínamo reinava na antiga União Soviética.

Naqueles dois jogos, melhor para os alemães que mesmo após perder a primeira partida, reverteram a vantagem jogando em Dusseldorf e chegaram na final, ante o Liverpool, mas que sucumbiram aos ingleses. Se para os derrotados em 1977 ainda houve tempos melhores, já que ainda brilhariam na Europa, para os vitoriosos, os louros acabariam naquele momento.

De lá para cá, o Gladbach derrocou. Foram quase 40 anos até seu retorno à principal competição europeia.  Mas pior que isso, perdeu sua hegemonia até mesmo na Alemanha e sofreu para voltar ao hall de grandes times. Hoje é considerado apenas um time que tem a evoluir e pouco a se esperar dele. No Dínamo, os problemas surgiram nos anos recentes, muito em função do crescimento (financeiro) do Shakthar e o time penou para voltar ao grande escalão.

Ambos enfim retornaram ao grupo dos principais clubes europeus. Agora buscam ao menos estar na fase de grupos. Mesmo com dois bons times (dos melhores que estão nos playoffs) deram azar de se enfrentarem. No primeiro jogo, na Alemanha, deu Dínamo Kiev. Ainda há o segundo jogo, mas a vaga se aproxima dos ucranianos. 

Independente de quem passe, o bom é ver dois times que brilharam na Europa, voltar a despontar. Se em 1977 o futuro reservou coisas melhores por mais tempo para quem perdeu, ficar fora da fase de grupos da Champions League não seria nenhuma tragédia para o Borussia, que aos poucos retoma o caminho do sucesso.

Nenhum comentário:

Blogger templates