05/09/2012

Aposta nos velhinhos

Pelos lados do Schalke, ninguém se arrepende de ter apostado em Raúl, mesmo quando ninguém mais esperava que ele poderia render tanto.

Desespero, aposta, experiência, marketing, enfim, os motivos são muitos para os times estarem apostando nos velhinhos do mundo da bola. E não são apenas os brasileiros, até mesmo os europeus correm atrás de um jogador experiente, ainda na esperança de render em alto nível. Porém, outros, geralmente por aqui no Brasil, usam os velhinhos na hora do desespero, na esperança que eles deem seus últimos chutes na bola para ajudar a equipe em que estão.

Claro que alguns times aqui no Brasil contratam jogadores velhos mas que tem muita rodagem e geralmente são estrangeiros ou brasileiros que cansaram de jogar no velho continente e encontram em terras brasileiras a chances de ter um final de carreira ainda como protagonista, como nos casos mais recentes de Seedorf e Forlán. Mas nem só de "Seedorfs" e "Forláns" vivem os times brasileiros. Sem recursos, alguns times recorrem a jogadores já esquecidos, como no caso do Palmeiras que repatriou Leandro, lateral esquerdo que atuou no alviverde em 2008 e 2009, mas já pensava em se aposentar. Claro que seu contrato a princípio é curto e ele vem na clara missão de apenas cumprir a lacuna deixada por Fernandinho lesionado, como reserva de Juninho. Ainda assim é uma clara mostra de certo desespero no time de Palestra Itália. 

Semelhantemente, o Corinthians acertou com Anderson Polga. O zagueiro pentacampeão mundial estava sem clube desde que seu contrato com o Sporting encerrou em maio. É outro caso de jogador que vem apenas para ser reserva, mas a bagagem que tem o credencia a assumir a posição em algum problema maior de Tite. Mas problema mesmo vive o Botafogo, que conta apenas com Rafael Marques como atacante no elenco. Por isso, a vinda de Túlio Maravilha que chegaria apenas para jogar com os juniores na busca do gol mil, pode virar um inesperado reforço ao time. Outro atacante que ninguém espera nada mas vira a "solução" para um time é Adriano. Mesmo sem ser tão velho, todos sabemos da situação do Imperador e apostar nele é um claro sinal de desespero rubro-negro.

Porém, como já havia dito, não é só os brasileiros que vem investindo nos "tiozinhos da bola". Apesar de não ter conseguido contratar, o Liverpool tentou levar Alessandro Del Piero, para fazer companhia a Gerrard, mas acabou perdendo o ídolo italiano para o Sidney FC, da Austrália. Se o Liverpool falhou, o Schalke, há dois anos conseguiu trazer Raúl, após sair do Real Madrid, e o espanhol caiu nas graças da torcida azul real, além de ainda impressionar muitos que já não acreditavam mais em seu futebol.

Embora alguns ainda relutem em aceitar tal tipo de jogador, há caso em que ele se torna peça quase vital, como já citado com o caso de Raúl no Schalke e de Marcos Assunção, no Palmeiras, que chegou sem expectativas e hoje muitos sentem sua falta além de causar pânico nos adversários com suas cobranças de faltas impecáveis.

Quem contrata os velhinhos tem lá seus motivos, seja técnico ou apenas para gerar renda. Alguns chegam e saem sem deixar saudades, já quem tem mais sorte, além de contratar um jogador experiente, que cumprem função fundamental ao time, mantém ativo e com muita fome de bola aquele jogador que era quase deixado de lado.
  

Nenhum comentário:

Blogger templates