23/10/2012

O perigo de uma eliminação precoce

Juventus é um dos grandes que começam a flertar como uma eliminação precoce.

Ver o Manchester United eliminado na primeira fase da Champions League da última temporada foi um pouco surpreendente a todos, inclusive para o próprio time vermelho. A terceira colocação de um grupo que Benfica e Basel ficaram à frente dos red devils, mostrou o quanto os desleixos podem causar. Na briga pelo campeonato inglês, o time fez algumas apostas, quase que deixando de lado a competição europeia e pagou por isso.

Mais espertos, nessa temporada, o Manchester United anda se precavendo. Se tem que poupar alguém, é só em imprescindível caso. Ainda assim, vem tomando alguns sustos, como nessa última rodada, ante o Braga, quando saiu perdendo por 2 a 0 ou contra o Cluj, que penou para vencer, na rodada passada. 

Porém, não é o simples fato de poupar ou não os jogadores que leva o time a ser eliminado ou não, mas sim o perfil da equipe na competição que estão deixando grandes em perigo na Champions League. Basta ver por exemplo o caso de Manchester City e Juventus. Os ingleses, atuais campeões e com um plantel recheado de craques ainda não conseguiu engrenar, tendo apenas um ponto em dois jogos e já vê o duelo ante o Ajax como crucial. Tudo bem que encarar o grupo da morte não é nada fácil, mas deve ser mas, devida as circunstâncias, será considerado um fiasco outra eliminação precoce dos citizens.

A Juve não encara o grupo mais difícil, mas não conseguiu vencer nem mesmo o saco de pancadas do grupo, o Nordsjaelland. Com três empates e vendo o Shakhtar abrir vantagem, começa a ver uma briga com o Chelsea pela classificação, o que não será nada fácil para os italianos.

Outro italiano complicado é o Milan. Mas esse se explica porque nem mesmo no campeonato italiano vem conseguindo fazer frente. Porém, pela tradição, ficar fora em um grupo de Zenit, Málaga e Anderlecht seria uma vergonha. 

Camisa por camisa, a do Benfica não deve em nada para a do Milan, mas depois de avançar até as quartas de finais na última edição, os portugueses estão se complicando logo na primeira fase. Caindo no grupo do Barcelona a ideia era brigar pela segunda vaga, mas o que o time vem apresentando em campo está sendo incapaz de fazer frente para Spartak Moscou e Celtic, dois times até inferiores que os encarnados.

Por fim, o mais rico de todos. Tá certo que poucos acreditam em uma desclassificação do PSG ainda na primeira fase, porém, depois da derrota ante o Porto, ligou o sinal de alerta para o time não repetir o fiasco do Manchester City na última temporada.

Com os pequenos dificultando cada vez mais, como nos casos de BATE e Cluj, já citados nesse blog e os grandes não tomando o devidos cuidados, a chance de vermos alguns intrusos na próxima fase da Liga dos Campeões é grande. E a chance de vermos algum grande na Liga Europa é ainda maior.

Nenhum comentário:

Blogger templates