26/10/2012

OTP Bank Liga (Campeonato Húngaro)



Uma das campanhas mais surpreendentes da Europa League pertence ao Videoton. Segundo colocado no grupo G, com seis pontos, a frente de times como Basel e Sporting e com grandes chances de classificação, o time húngaro comprado por uma empresa de mesmo nome na década de 1960 nunca pertenceu à lista dos grandes times do país panônio, mas nos últimos anos vem dando as cartas e se tornando no principal time do país. Apesar de seu único título aconteceu na temporada retrasada, na última temporada terminou apenas atrás do Debreceni.

Porém, o sucesso europeu está contradizendo com a campanha da equipe na OTP Bank Liga. A oitava colocação em 11 rodadas soa um tanto quanto decepcionante, ainda mais para quem se reforçou com alguns nomes bem rodados, como Caneira (ex-Valência) e Kaká (ex-APOEL). Tá certo que a diferença para o terceiro colocado é de apenas seis pontos, mas se quiser almejar o título, terá a dura missão de recuperar mais de dez pontos de diferença para o líder Györi.

O Györi que busca uma vaga em competição europeia, já que foi impossibilitado de participar da atual edição da Europa League por violação no licenciamento do clube, não dá brechas para o azar e lidera com 26 pontos em 11 jogos. Porém, vê de perto o Debreceni, equipe mais vencedora da década, com um ponto a menos. O time vermelho e branco tornou-se potência húngara apenas no século 21 não só pelos títulos, mas também por se tornar a segunda equipe nacional a disputar a fase de grupos da Champions League. Atual campeão, mas que sucumbiu ao BATE Borisov nos playoffs da maior competição europeia, espera um novo título para tentar voltar a figurar entre os grandes.

Na cola dos dois ponteiros está o MTK Budapeste, segundo maior campeão nacional, com 23 conquistas e que voltou com todo o gás após a passagem pela segunda divisão. Porém, mesmo na segundona, o time teve forças para chegar à final da Copa da Hungria, perdendo apenas para o Debreceni.

Times tradicionais como Ferencvaros, Honvéd e Ujpest ocupam modestas colocações, condizendo com o que os times são hoje, apenas coadjuvantes, longes de glórias passadas.

Na parte de baixo, o Siófok já dá mostras, com apenas 11 rodadas, de que deverá cair. São apenas três pontos e nenhuma vitória. Além disso, o time mais próximo, o Egri, já soma 11 e está na briga ao lado de Paksi e Szombathely Haladas, com 12 pontos, e mais quatro times com 13.

Confira a classificação, até a 11ª rodada:

1º Györi - 26 pontos
2º Debreceni - 25 pontos
3º MTK Budapeste - 21 pontos
4º Kecskeméti - 17 pontos
5º Diósgyöri - 17 pontos
6º Ferencváros - 17 pontos
7º Honvéd - 16 pontos
8º Videoton -  15 pontos
9º Ujpest - 13 pontos
10º Pécsi - 13 pontos
11º Kaposvári Rakóczi - 13 pontos
12º Lombart Pápa - 13 pontos
13º Szombathely Haladas - 12 pontos
14º Paksi -  12 pontos
15º Egri - 11 pontos
16º Siófok - 3 pontos

Artilheiros: Coulibaly (Debreceni), Koltai (Györi), Simon (Paksi) e Kabát (Ujpest) - 7 gols

Nenhum comentário:

Blogger templates