28/11/2012

Novo velho técnico


Todos já sabem que Felipão será o novo treinador da seleção brasileira, só falta a confirmação da CBF, que será feita nessa quinta-feira, apesar de Marin ter prometido a escolha para janeiro. Claro que tudo mudou depois que Andres Sanchez resolveu falar tudo e revelar o nome de Scolari. A verdade é que pesou o fato de ser a única seleção sem treinador no sorteio da Copa das Confederações , além de que, como todos já esperavam, Guardiola tinha outros planos para a carreira do que correr o risco ser "fritado" por uma confederação mais bagunçada que qualquer coisa.

Depois de tanto clamor popular pelo gaúcho ele chega sob desconfianças por parte da mídia brasileira, por ser um técnico ultrapassado. É bem verdade que seus últimos trabalhos não foram bons. Desde que saiu da seleção portuguesa, nem no Chelsea, nem no Bunyodkor e muito menos no Palmeiras, apesar do título conquistado. Mas sempre que teve em mãos os jogadores que quis, os trabalhos de Felipão foram bons. Tanto na Inglaterra, quanto aqui no Brasil, Felipão teve que se contentar com o que deram para ele. Nos blues, os problemas com nomes como Drogba, Terry e Lampard somado aos maus resultados lhe renderam uma demissão precoce. Já no Verdão, a falta de qualidade obrigou-o a se contentar com atletas apenas voluntariosos.

Nas vezes que esteve a frente de algum selecionado, convocou jogadores de acordo com o que se encaixa em seu estilo de jogo e fez eles renderem. Os frutos foram colhidos. No Brasil, um título mundial, em Portugal, o renascimento do time luso para o cenário do futebol.

Acredito que podendo escolher jogadores de acordo com sua filosofia de jogo e tendo um que desequilibra (Neymar) como foi Ronaldo em 2002, pode dar bons frutos. Experiência ele tem e principalmente rodagem no cargo. Além do mais, Felipão não daqueles que se deixam dominar pelo comando. Convocará quem achar que mereça e quem ele achar que se encaixa no seu perfil.

O futebol bonito, jogo ofensivo e tudo que se pregava após a eliminação para a Holanda, na Copa do Mundo foi por água abaixo. Esqueça o futebol arte pois a partir de agora teremos apenas resultados, mas com o que tem em mãos, é possível ir longe na Copa do Mundo. Título? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Blogger templates