O Auckland City foi o primeiro time eliminado da atual edição do Mundial de Clubes. A derrota para o Sanfrecce Hiroshima sacramentou a sua terceira eliminação na primeira fase da competição, tal como aconteceu em 2006, quando perdeu para o Al Ahly, do Egito (adversário cujo qual poderia enfrentar caso avançasse) e em 2011, derrotado pelo Kashiwa Reysol. Se em âmbito mundial o time ainda tem um longo caminho, se almeja algo grande, na confederação da Oceania e na liga neozelandesa, o time destoa. Das oito ligas disputadas até agora, ele venceu quatro e terminou outras duas em segundo, quase que em pé de igualdade com seu grande rival, o Waitakere United, também vencedor de quatro títulos, mas que assegura três vices. Vale lembrar que o principal time neozelandês, o Wellington Phoenix, disputa a liga australiana.
São poucos times, apenas oito, que jogam em turno e returno para definir o campeão. Mas não para por ai. Ao final da primeira fase (chamada de Premiership), o campeão garante a vaga na Copa dos Campeões da Oceania e se junta aos três seguintes times, para disputar a fase final, chamada Championship, no formato de mata-mata, cujo qual o campeão também garante vaga no torneio continental.
A atual edição começou a pouco, uma vez que a liga neozelandesa opta por um calendário diferente de tudo que se vê, com a competição tendo início em outubro e se encerra em março ou abril, com 14 jogos da fase inicial e mais seis na fase final. Porém, o líder não foge do normal. Como o Auckland só pensava no Mundial, o Waitakere se aproveitou e somou 13 dos 15 possíveis.
Logo atrás, vem o sempre postulante à intruso, mas que no final sente o peso da decisão, Cantebury United, somando 12 pontos, com sua única derrota para o Auckland. Os detentores do título ocupam apenas a quarta colocação, porém tem um jogo a menos. Entre Cantebury e Auckland, está o Hawkes Bay United. O time que jamais ficou entre os quatro primeiros sonha fazer história e tentar ao menos jogar a fase final.
Como não há rebaixamento, o último colocado, dentre os oito participantes ganha o famoso Wooden Spoon (Prêmio colher de pau). Então, ao invés da lanterna, quem segura a colher de pau da atual temporada é o Otago United, que até agora, só apanhou. Foram cinco jogos e cinco derrotas, sendo que o time levou 14 gols, totalizando uma média de quase três por jogo.
Confira a classificação, até a 5ª rodada:
1º Waitakere United - 13 pontos
2º Cantebury United - 12 pontos
3º Hawkes Bay United - 10 pontos
4º Auckland City - 8 pontos
5º Team Wellington - 6 pontos
6º Manawatu AFC - 3 pontos
7º Waitako FC - 3 pontos
8º Otago United - 0 ponto
Artilheiro: Thomas Mosquera (Manawatu AFC) - 7 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário